Balas de Coco Gourmet (não necessita ir ao fogo)

Balas de Coco

Essa é a minha versão da bala de coco gourmet que anda fazendo tanto sucesso nas mesas de doces por todo o Brasil! Cheguei a este resultado após algumas tentativas, afinal nunca encontrei esta receita e o passo a passo simplesmente dando um “google”, rsrs… Sei que existem versões em que é necessário primeiramente fazer a bala no método tradicional (aquele em que se leva a calda ao fogo e que exige bastante malhação depois para puxá-la)… Existem também cursos muito bem pagos que ensinam os segredinhos.

Enfim, deixo aqui com vocês a minha versão “facilitada”, porém não menos saborosa 🙂

Ingredientes

* 1 garrafinha de de leite de coco (200 ml) – (nada do light, viu? é do gordo mesmo, rsrs)

* 11 xícaras (usando medidor de xícara) de açúcar impalpável

* 1 xícara de amido de milho (opcional)

Misturar todos os ingredientes até chegar ao ponto de modelar! Se ficar seca colocar mais um pouco de leite de coco. Se ficar úmida colocar mais açúcar impalpável!

Aqui (em Porto Alegre) estava muito úmido no dia que fiz da primeira vez… com essas medidas ficou num ponto bom! Recentemente fiz novamente e não adicionei a xícara de amido de milho e ficou bom também!

Detalhe: essa receita acredito que renda umas 300 unidades, dependendo do tamanho das balas… rende muito, então, se necessário, faça a metade!

Depois é pegar uma porção e abrir na mesa com o rolo de massa… usei o açúcar impalpável para não grudar, mas pode-se abrir a massa protegendo com um plástico também! Depois corte um pouco as bordas (formando um retângulo), apenas para emparelhar. No centro coloque o brigadeiro como se fosse uma “cobrinha”… feche a massa por cima, de forma que ela dê apenas 1 volta! Depois é passar a mão levemente nesse rolinho para deixar na espessura desejada.

Cortar em diversos pedacinhos no tamanho desejado. Importante é usar uma faca boa, lisa e ir sempre limpando entre um corte e outro num pano ou papel toalha para não deixar marcas do recheio. Num recipiente colocar coco ralado fino… Passar os pedacinhos pelo coco ralado fino.

Pegar cada pedacinho e dar um formato mais arredondado (colocar o pedaço de pé e dar uma achatadinha, dando a aparência como o da foto).

Pronto!!!!

  • Ah, é normal precisar lavar a mão várias e várias vezes! E na hora de colocar o brigadeiro é bom untar as mãos com manteiga/ margarina.
  • O ponto de brigadeiro é um pouco mais mole do que aquele de enrolar!
  • É bom deixar as balinhas algumas horas expostas ao ar para que sequem um pouco

Receita de um excelente brigadeiro gourmet 😀 😀 😀

Ingredientes

395 g de leite condensado

150 g de creme de leite (caixinha)

15 g de achocolatado

100 g de chocolate meio amargo (barra)

Modo de Preparo

Leve ao fogo o leite condensado, o achocolatado e o creme de leite misturados. Procure mexer com um fouet (batedor) em vez de uma colher. Isso dará mais cremosidade 😉 Assim que a mistura estiver aquecida adicionar o chocolate em barra em pedaços. Nunca pare de mexer! O brigadeiro estará pronto após aparecerem borbulhas grandes e, ao inclinar a panela, se observar o fundo. Diferente do brigadeiro tradicional o ponto do gourmet não é aquele em que a massa se desgruda totalmente da panela! Transferir a massa da panela para um recipiente. Cubrir com plástico filme e levar à geladeira. Utilizar após umas 4 horas de descanso… ou no dia seguinte. Delícia!!!

Anúncios

134 comentários sobre “Balas de Coco Gourmet (não necessita ir ao fogo)

    • Oi Ana!
      Obrigada pela visita!
      Infelizmente ainda não testei o congelamento. Se tiver novidades volto para atualizar 😉
      Que ótimo que já tens prática na produção da bala tradicional! Se preferir, pode utilizar as tuas balas e triturá-las no processador, adicionando leite de coco aos poucos até dar ponto de modelar. Para rechear o processo é o mesmo descrito no post!
      Um abraço!

      Curtir

    • Oi Fabiana! Tudo bem?

      Vá em frente que certamente conseguirás fazer a bala recheada 🙂 Tudo na vida é treino, eheh…
      Pretendo fazer um passo a passo com imagens de como recheá-las. Assim que der atualizo aqui no blog.
      Com segurança, elas duram uma semana em recipiente fechado.

      Um abraço!
      Susana

      Curtir

    • Oi Jana! Tudo bem?

      Obrigada pela visita 🙂
      Com segurança, duram 1 semana em recipiente fechado.
      Se preferir, uma sugestão é utilizar a receita que já fazes de bala de coco normal e passá-las já secas pelo processador, adicionando um pouquinho de leite de coco até virar uma “massinha de modelar”. Depois o passo a passo para rechear é o mesmo.

      Um abraço,
      Susana

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s