Curiosidades Sobre os Utensílios Culinários

d80de377b7d43e96dee3428d9803d410

 

 Vivemos cercados de novas tecnologias e nem nos damos conta do quanto evoluíram os utensílios culinários que utilizamos diariamente. Suas origens são milenares e, às vezes, até exóticas.  Modernos ou rústicos, o fato é que no mundo inteiro são imprescindíveis.

Faca

Invenção: Dois milhões de anos, na Etiópia. Criada antes da descoberta do fogo, a faca é o utensílio mais antigo que se tem conhecimento. Eram usadas para a caça, a pesca, como uma arma de defesa e para cortar alimentos que os dentes não podiam cortar. Eram feitas de pedra, depois de bronze e mais tarde de metal.

Garfo

Invenção: Século XI, na Europa. Foi por muito tempo associado ao tridente do diabo e muitos evitavam usá-lo por medo. Após seiscentos anos de sua criação, os italianos descobriram que era mais fácil comer macarrão usando o garfo ao invés das mãos.

Panela

Invenção: Com a descoberta do fogo há 500 mil anos a.C., o homem pré-histórico cozinhou pela primeira vez a sua caça. Cascos de tartarugas e conchas passaram a ser utilizados como recipientes para ir ao fogo. Por volta de 20 mil anos a.C., com o surgimento da cerâmica, as panelas começaram a ganhar formas feitas pelo homem.

 Há 3 mil anos a.C., com a descoberta do metal, surgem os primeiros protótipos de panelas mais resistentes e duráveis, os caldeirões. No século XVII os artesãos passaram a fazer peças menores em ferro, cobre e aço. Surgiram as frigideiras, chaleiras  e panelas com diferentes tamanhos.

         Nos séculos XIX e XX, a metalurgia teve grande aprimoramento e, desde o uso do aço inoxidável e do alumínio, foi possível a produção em escala industrial. Nas últimas décadas, os fabricantes investiram em produtos antiaderentes, panelas de ferro esmaltadas, novas combinações de metais e nas panelas elétricas.

Colher

Invenção: Séc. III a.C. As primeiras colheres foram galhos presos a conchas, ossos, madeiras e pedras. Eram usadas para mexer ingredientes dentro de potes e panelas. Na Idade Média passaram a ser feitas de prata e pedras preciosas. Foram também utilizadas como objetos decorativos. À mesa, sua função era muito importante, pois era o único talher que possibilitava comer alimentos líquidos como sopas e molhos.

Fonte: Villaggio
Imagem: Pinterest

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s